Diabetes
O Diabetes Mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimentoda população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveiscomo sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis peloaumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo.
Um indicador macroeconômico a ser considerado é que o diabetes cresce maisrapidamente em países pobres e em desenvolvimento e isso impacta de forma muitonegativa devido à morbimortalidade precoce que atinge pessoas ainda em plena vidaprodutiva, onera a previdência social e contribui para a continuidade do ciclo viciosoda pobreza e da exclusão social.
No Brasil, o diabetes junto com a hipertensão arterial, é responsável pela primeiracausa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores erepresenta ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renalcrônica submetidos à diálise.É importante observar que já existem informações eevidências científicas suficientes para prevenir e/ou retardar o aparecimento do diabetese de suas complicações e que pessoas e comunidades progressivamente têm acesso aesses cuidados.
Neste Trabalho, ira falar sobre a diabetes, seus tipos, e atuação do fisioterapeuta sobre a doença.
2. OBJETIVO
Este trabalho , irá mostrar em detalhes o diabetes mellitus, suas causas e complicações.Contribuindo para melhor entendimento da patologia,e também a ação da Fisioterapia preventiva na doença.
3. MÉTODOS
A revisão foi feita através de livros encontrados na biblioteca da Universidade Paulista de Assis-SP, e sites da internet, também foi usado conteúdos das aulas ministradas pela professora da disciplina Fisioterapia preventiva.
4. EPIDEMIOLOGIA
O DM é considerado um problema de saúde pública prevalente, em ascendência, oneroso do ponto de vista social e econômico, com grande impacto na