a influencia burguesa na educaçao moderna
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI RESUMO As idéias e pensamentos filosóficos influenciaram a transformação do ensino no início da educação moderna e, ainda hoje essas idéias e pensamentos influenciam os pedagogos. Na educação moderna a criança se desprende das normas da igreja e pode se expressar livremente. Com o fim das cruzadas no século XIII, ocorre um grande crescimento urbano e cultural. A burguesia cresce e no período do renascimento, as sociedades se interessam bastante pela educação. A burguesia tem interesse pela educação, para que seus filhos tomassem frente à política e aos seus negócios. Com o descontentamento da classe dos trabalhadores, houve grandes conflitos entre burgueses e proletariados. Então começa a influência da burguesia na educação, para que com pensamentos de ordem, as contradições e espontaneidade fossem deixadas de lado. Palavras-chave: Educação; Influência; Burguesia.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra um pouco sobre a filosofia moderna e a sua influência na pedagogia. Influência essa que se estende até os dias atuais. A educação moderna e a mudança do método educacional do período medieval, onde as crianças eram colocadas juntas, sem diferença de idade, para aprenderem a ler, escrever e rezar. Também mostra o grande crescimento da burguesia e o interesse dela pela educação. Os burgueses queriam seus filhos na frente da política e dos negócios. Assim como a burguesia, os problemas sociais também cresceram e a insatisfação da classe trabalhadora causou muitas revoltas. Revoltas essas, que levaram a burguesia a influenciar a educação, transformando pensamentos de espontaneidade e contradições em pensamentos de ordem.
2 A FILOSOFIA MODERNA E SUA INFLUÊNCIA NA PEDAGOGIA
O século XVII caracterizou-se pelo cuidado com o método na filosofia, na ciência e na educação. Neste período, encontramos duas tendências opostas que é a do racionalismo e a do empirismo. Ainda hoje