Transformações na educação durante arevolução burguesa
RESUMO
Ao final do século XVIII o mundo passava por grandes transformações, uma delas a Revolução Burguesa, destacamos as revoluções que aconteceram na educação, pensadores e pensamentos que transformaram este período. A burguesia cresce e no período do renascimento, as sociedades têm grande interesse pela educação. A burguesia de modo especial tem interesse pela educação, para que seus filhos tomassem frente à política e aos seus negócios. Com o descontentamento da classe dos trabalhadores, aconteceram muitos conflitos entre burgueses e proletariados. Começa aí a influência da burguesia na educação, surgem pensadores como Rousseau e Kant que através de seus escritos revolucionam a pedagogia fazendo com que ainda hoje seus estudos sejam questionados e estudados.
Palavras-chave: Revolução Burguesa. Educação. Pedagogia.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer breve estudo sobre a revolução burguesa com enfoque na educação, movimentos, pensadores e filósofos que se destacaram no período bem como suas obras e influências.
2 REVOLUÇÕES BURGUESAS
2.1 CONTEXTO HISTÓRICO
A revolução burguesa foi um processo de longa duração que propiciou, até sua irrupção e desmoronamento da antiga sociedade, um largo período histórico de lutas de classes. Envolve grandes transformações sócio-econômicas, políticas e culturais e é marcada por uma série de rupturas, movimentos e acontecimentos fundamentais e singulares. Pode-se dizer que o processo das revoluções burguesas, em geral, destacou-se por fases distintas e acontecimentos ou episódios cruciais. A burguesia acupava um papel secundário na sociedade do século XVII, período este, em que explodiram as revoluções burguesas culminando com a chegada da máquina à vapor. Neste período destacou-se a Revolução Gloriosa na Inglaterra. Pelo mundo inteiro ecoavam gritos de emancipação, destacando-se a Independência dos Estados Unidos (1776). Na