sociologia
Centro Universitário Anhanguera – Pirassununga
Curso: Serviço Social
Disciplina: Sociologia – 2 série
Pirassununga, Novembro de 2013.
Declarações de Direitos humanos
Emile Durkheim nos traz uma explicação baseada em estudos sobre a sociedade industrial do SÉC. XIX, da importância de se compreender os fatores que explicariam a organização social, e nos mostra que a coesão entre os indivíduos nas distintas sociedades se consolida pela solidariedade social, sendo esta de dois tipos: mecânica ou orgânica.
NasDeclarações sobre os Direitos do Homem e do Cidadão, percebemos que ambas o direito de liberdade natural do homem deve ser garantido, ainda que uma se de no contexto americano e a outra no francês, os princípios de liberdade, igualdade perante a lei, do direito a possuir propriedade, buscar a felicidade e segurança, são comuns, pois, o bem individual reflete no social.
Dados sobre o autor: Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é cientista social, mestre em sociologia-política e doutorando em ciências sociais. É autor do livro "Comissão Justiça e Paz de São Paulo: gênese e atuação política - 1972-1985".
As leituras das Declarações sobre osDireitos do Homem e do Cidadão, enquanto documentos que emergiram como, marcos legal para constituição de direitos garantidos individualmente, mas almejando uma vida em sociedade, nos remete aos estudos sobre a perspectiva sociológica Durkheim Iana, que vem dizer, que a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos.
Nos estudosEmile Durkheim (1858-1917), evidenciamos dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica, as quais abordam a interação e coesão social entre os indivíduos que integram uma coletividade maior: a sociedade.
●A solidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal, os