A Indústria Cultural No Brasil
Curso de Comunicação Social
Habilitação em Fotografia
Disciplina: Teoria da Imagem
Evgen Bavcar
Olinda
Junho/2014
Hiago Bendim
Orientador: Prof. Emiliano Dantas
Olinda
Junho/2014
1 Apresentação
Entendese por Indústria Cultural a produção de canais, jornais, programas de rádios, revistas e outras formas de descontração realizadas por empresas e instituições que baseadas na cultura visam o seu próprio lucro, tendo sua origem da sociedade capitalista. O termo foi criado pelos principais pensadores da Escola de Frankfurt: Theodor
W. Adorno e Max Horkheimer, ambos alemães. Surgindo em um período em que a economia era baseada no consumo de bens assim a industria cultural, os meios de comunicação, de massa e a cultura surgiram em função do fenômeno da industrialização.
Assim como em outros países, no Brasil a indústria cultural é refletida pela mídia em programas de entretenimento com o objetivo de alienar a população ao invés de utilizar o meio para informação e consequentemente agregando conhecimento a população. 2 Desenvolvimento Entre outros meios, a principal ferramenta utilizada por essas indústrias é a televisão, onde podemos observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e para qualquer idade. Os conteúdos possuem mensagens subjetivas que conseguem escapar da consciência momentânea, o que desencandeia a aproximação do homem aos meios alienação de forma que a pessoa nem ao menos perceba deste fato. Diante disso, podese perceber este meio cultural como um condutor capaz de mostrar conteúdos que influenciam diretamente no comportamento humano de forma negativa.
Desde o século passado, a alienação já era discutida de