industria cultural no brasil
Indústria Cultural no Brasil
Discentes 2°C :
Gabriela Ferraz n°:08
Gabriela Santana n°:09
Jefferson Freitas n°:11
Matheus Cuba n°:18
Davis Willian n°:29
Docente: Sandra
Disciplina: Sociologia
Londrina-Pr-2014
Introdução
O surgimento da indústria cultural liga-se, de forma direta, á Revolução Industrial, com o fenômeno da industrialização, da economia de mercado, do capitalismo liberal e da indústria de consumo. Sua conceituação faz-se em analogia á da produção econômica com o uso de máquinas, a divisão do trabalho e a ideia da submissão da cultura ao mercado. A relação entre indústria cultural e meios de comunicação de massa é feita, assim, quase de forma direta, embora essa associação não seja inseparável. Com o surgimento do rádio , do cinema e da televisão, a indústria cultural se consolida, fenômeno localizado no século XX, aumentando a separação entre a chamada cultural erudita e a cultura de massa. Os primeiros a utilizar tal conceito foram os teóricos da Escola de Frankfurt, a partir do pressuposto da função alienante da indústria cultural, ao retirar da cultura sua função de instrumento de crítica , expressão e conhecimento, tornando-a mercadoria consumível .
Não podemos separar a comunicação de massa da indústria cultural, já que por sua vez elas são dependentes uma da outra, pelo fato de existirem diversos meios de comunicação que são capazes de atingir através de uma mensagem um grande número de indivíduos. Essa indústria é consequência de uma sociedade industrializada, muitas vezes alienada, que aceita ideias e mensagens sem um pré-julgamento, entrando diretamente na "veia" dos indivíduos não existindo nenhuma barreira, tornando assim uma sociedade de consumo e global, sem restrições.
Horkheimer, Adorno, Mercuse e outros pesquisadores frankfurtianos criaram o conceito " Indústria Cultural" para definir a conversão da cultural em