A indisciplina em sala de aula
RESUMO: Nas discussões atuais acerca da educação, a indisciplina aparece como uma das principais questões que prejudicam o processo educacional e o desenvolvimento dos alunos. O papel do professor é muito importante nesse processo porque sua conduta, sua didática pode ser decisiva nesse contexto. Porém, a responsabilidade por esse problema não pode restringir-se somente ao ambiente escolar visto que outros fatores, que não dizem respeito à escola, interferem de forma determinante para a manutenção desse quadro. A família e a sociedade estão tão ou mais presentes na vida dos jovens quanto a instituição escolar. O tipo de relação familiar e social que o indivíduo vive vai influenciar no seu comportamento e desempenho como estudante. A abordagem do assunto é feita com o auxílio de estudiosos da área da educação, através de suas idéias e conceitos retirados de seus livros, juntamente com textos que tem relação com o tema. Buscar compreender as causas desse problema é um desafio para os educadores e uma oportunidade de encontrar meios para saber lidar com essas dificuldades.
PALAVRAS-CHAVE: Indisciplina, autoridade, professor, aluno, didática, família, sociedade.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, pedagogos, educadores e outros profissionais da área da educação discutem a respeito de um tema inerente à qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas: a questão da indisciplina em sala de aula. Trata-se de um tema complexo porque exerce profundas influências sobre o comportamento do estudante, de modo que constitui um elemento definidor do seu futuro.
Este artigo pretende apontar e debater algumas possíveis causas desse problema e as suas consequências tanto para o professor quanto para o aluno, sem a pretensão, é claro, de esgotar o assunto. No intuito de respaldar a discussão serão utilizados, como suporte teórico, as reflexões de Paulo Freire (2000) e textos que abordam assuntos relacionados com o tema aqui proposto.