A Indisciplina, dispersão
A Indisciplina, dispersão. Elemento Didático
Os Alunos Situação observada;
Em processo observatório a dispersão que podemos notar a falta de orientação, educação, e a dispersão tida pelo aluno, às questões de aprendizado e de foco em sua própria educação e forma de se auto avaliar.
Uma pequena parte dos alunos estavam desconcentrando a turma, e consequentemente a aula que estava sendo ministrada pelo professor. O tipo de aluno que não se importa com o conteúdo é nem com o próprio professor, com as atividades propostas e nem com o seu futuro. Pois ficavam conversando, e desconcentrando outros alunos que tentavam se concentrar, mas pediam à professora que tomasse conhecimento do que estava havendo. Mesmo com o chamado da professora, um aluno em especial, ainda assim ficou utilizando seu celular, com o intuito de provocar a professora, disperso de tudo o que estava acontecendo, em um ambiente que a principio é de aprendizado e ele utilizava como um ambiente qualquer.
Percebemos ainda que o aluno fica confortável com essa situação, não dá importância ao fato de que ele está ali para aprender, e não para ficar incomodando, perturbando, desconcentrando os outros. Aos pouco esse aluno foi influenciando outros, e começou um reboliço e falatório descontrolado que nem mesmo a professora conseguiu acalmar a turma. Tendo mais uma vez a professora chamar a atenção dos alunos. E ameaçando o aluno mais indisciplinado, a retirar o mesmo da sala de aula. Mostrando assim que a professora, ou não se importa com a situação tão profundamente que se relata na sala, ou não tem pulso firme e está perdendo sua autoridade frente à turma.
A indisciplina vem aumentando ainda mais com essa globalização, pois os alunos, como podemos observar também, estavam afoitos em trocar informações pelos celulares, como isso também corta muito a rotina diária de diálogo, por que não permitido, durante a aula, alguns ainda faziam questão de mostrar o modelo do aparelho,