PEDAGOGIA
Jaru
2013
JUSTIFICATIVA
A indisciplina na sala de aula e na escola tem sido uma preocupação e muitas vezes tema de conversas em sala de professores, nas diversas instituições de ensino. Ela se manifesta nos corredores, nos intervalos, na sala de aula e vários momentos em que tem oportunidade. Manifesta-se através de conversas paralelas, na dispersão durante a aula, através da não participação, quando o aluno não traz seu material escolar, quando sujam as cadeiras e paredes, desrespeitam o colega, quando querem ir ao banheiro toda hora, ou mais seriamente quando fazem manifestação de violência.
Um entendimento suficientemente amplo do conceito de indisciplina escolar integra diversos aspectos, não estando, portanto restrito a dimensão comportamental. Podemos situa-lo no contexto das condutas dos alunos nas diversas atividades pedagógicas dentro e fora da sala de aula, sob a dimensão do processo de socialização e relacionamentos que alunos exercem na escola e ainda no contexto do desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Em qualquer atividade que envolva seres humanos, tem-se que contar com diversas personalidades e com o relacionamento estabelecido entre eles. O contexto da disciplina relaciona-se com o local, o horário e os valores culturais vigentes. Dai a complexidade de abordar o tema, pois uma regra pode variar conforme a hora, o lugar e as pessoas envolvidas. Sendo assim as variáveis são inúmeras.
OBJETIVO GERAL:
Compreender a importância do tema indisciplina na escola, bem como compreender e discutir sobre suas consequências.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Demostrar aos alunos o conceito de indisciplina por meio de um breve diálogo;
Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de disciplina/indisciplina;
Promover a interação entre os alunos;
Analisar o comportamento de cada aluno.