Apanhado geral do caps ad
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), especializado em saúde mental. Atende pessoas com problemas decorrentes do uso problemático de álcool e outras drogas.
O objetivo do CAPS AD é acolher pessoas com problemas com álcool e outras drogas, estimular sua integração com a sociedade e família, apoiá-las em suas iniciativas de busca da autonomia e oferecer-lhes tratamento especializado.
O CAPS AD é um serviço ambulatorial, ou seja, o paciente não fica internado. Tem como princípio a reinserção do usuário de drogas na sociedade.
O tratamento no CAPS AD deverá abranger:
● atendimento individual;
● atendimento em grupos;
● atendimento em oficinas terapêuticas;
● visitas e atendimentos domiciliares;
● atendimento à família;
● atividades comunitárias enfocando a integração do dependente químico na comunidade e sua inserção familiar e social;
● atividades educativas e preventivas na unidade e na comunidade;
● orientação profissional;
● acolhimento/ observação/ repouso/ desintoxicação para pacientes que necessitem de acompanhamento sem apresentar um quadro severo de abstinência ou outro problema decorrente que implique na necessidade de ser encaminhado para hospital geral;
● encaminhamento, quando as condições clínicas o exigirem, dos pacientes para internação em hospital geral, e acompanhamento dos pacientes durante sua internação.
Para o desenvolvimento de tais atividades, o CAPS AD conta com uma equipe técnica multidisciplinar que deve ser composta no mínimo por um médico psiquiatra; um enfermeiro com formação em saúde mental; um médico clínico; quatro profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais: psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico; seis profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico