Analise de publicação
Álvaro César Cavalcante, Ana Carolina Guimarães e Stéphany Borges
O objetivo dessa análise é dissecar e discutir o discurso e a composição imbuídos no anúncio publicitário veiculado pela filial italiana da Casa do Menor. A metodologia é utilizar um apanhado de pensamentos, leis e teorias que abordam a semiótica, a alfabetização visual e suas implicações no que tange os significados e estratégias enunciativas utilizados na composição e leitura de imagens. Os principais autores são Dondis (2007) e Joly (2007). Os principais conceitos são as leis da Gestalt e os princípios do design de Williams (1994). Após as deliberações, conclui-se que os princípios essencialmente movimentados são os da unificação, pregnância, continuidade e repetição, que são reunidos nas leis de Gestalt. Desse modo, todos esses elementos colaboram para criar uma ambiência desoladora para condenar o abuso infantil. Logo, o anúncio possui um forte apelo da sua mensagem com o leitor pela profundidade dos elementos plásticos e sua construção.
Palavras- chave: Anúncio – leitura – capacidade interpretativa - imagem
A relevância do trabalho se dá pelo fato de que, como futuros relações-públicas e gerenciadores de relacionamentos, é fundamental ter conhecimento da capacidade enunciativa que uma imagem possui, e de sua importância como ferramenta empresarial para posicionamento social, tendo em vista que, o mau gerenciamento dessa função pode acarretar prejuízos na comunicação entre enunciador e ouvinte. Ainda de acordo com (SOUZA, 2003, p. 09). “Uma imagem não produz o visível; torna-se visível através do trabalho de interpretação e ao efeito de sentido que se institui entre a imagem e o olhar”
Para compreendermos então este objeto de estudo, nos apoderamos de determinados conceitos para definir o que é imagem. De acordo com Joly (2007) o termo imagem é tão utilizado, com tantos tipos de significações, que parece bem difícil de atribuir uma