Filosofia da educação
Sendo a Filosofia a reflexão de tudo o que já esta prescrito, de tudo o que está dito, da base. Ela se utiliza da razão para buscar suas respostas, excluindo assim os sentimentos e as emoções; baseando-se no questionamento, no raciocínio e na reflexão. Desenvolvendo assim uma nova visão da sociedade, exercitando o pensar, o relacionamento humano e a liberdade da mente.
Após analise a imagem O Pensador e relacioná-la com o artigo: ”A natureza da filosofia e seu ensino”, de Desidério Murcho; pode-se compreender que o homem vivência a filosofia em seu dia a dia, ainda que de forma inconsciente, se o jovem é educado e ensinado a pensar, ele será conseguintemente um bom cidadão.
Fazendo relação entre eles, é possível ver que a Filosofia é extremamente ligada ao saber humano. Através dela você passa ater um olhar crítico sobre a real idade, ela é globalizante, é o pensar a cerca de diversos temas, ela é crítica e rigorosa.
Sendo assim o estudo ou a inclusão da Filosofia no currículo escolar, torna-se dificultoso. Surgem aí as várias dificuldades de implantar a Filosofia no currículo escolar. Diferente das demais disciplinas do currículo a Filosofia tem uma característica própria, o que a identifica, mas ao mesmo tempo é o que muitos docentes usam como empecilho para lecionar a referida disciplina.
Diferente das outras disciplinas na Filosofia, contudo não há qualquer método padrão de ensino, podemos usar a lógica e devemos, mas a lógica, é apenas instrumental; não resolve os problemas da Filosofia , nem determina o que é ou não um problema filosófico num certo sentido, um problema é filosófico precisamente quando não há quaisquer metodologia cientificas, nem formais,para tentar resolvê-lo.
Porém como fala o artigo referente para se ensinar Filosofia deve-se compreender a sua natureza; outro ponto destacado no mesmo é que é