A inclusão do aluno surdo no ambito escolar
A importância do uso da LIBRAS e de materiais adaptados em sala de aula quando se tem um aluno surdo está relacionada ao desenvolvimento do mesmo em sua língua natural, sendo esta a sua primeira língua ou língua materna e ao fortalecimento da cultura e identidade surda diante dos demais discentes.
Quando o aluno surdo tem acesso à sua língua dentro do ambiente escolar seu desenvolvimento se torna mais completo, pois ele não é menos inteligente que os demais alunos ouvintes, apenas usa outra forma de comunicação e através desta desenvolve suas funções cognitivas. É essencial que o educador saiba e faça o uso da LIBRAS, sempre deixando o seu aluno dentro de um campo visual favorável e adequado para que seu aluno se sinta confortável e seguro ao interagir em sala e que aos poucos vá se constituindo como sujeito subjetivo dentro da sociedade.
No que tange aos materiais adaptados em suma, há uma enorme importância no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e emocionais em relação ao processo educacional, quando através deles o aluno aprende a observar, se expressar, explorar diversos campos, resolver problemas e conflitos, expressar as suas ideias e interagir com as diversas possibilidades de formação e tomadas de decisão que será o seu alicerce para o seu desenvolvimento psicossocial.
Este material deve servir como auxílio ao docente para que este possa buscar e analisar resultados relacionados ao aprendizado e internalização dos conteúdos educacionais pelo aluno surdo. A falta desses recursos pode acarretar no comprometimento do desenvolvimento do aluno em relação ao aperfeiçoamento de suas capacidades. O uso destes recursos também se faz favorável no que diz respeito à participação de atividades educativas entre os alunos surdos e os ouvintes para gerar e enfatizar o respeito à diversidade cultural e por fim a este conceito ou juízo de valor de que ser surdo é ser deficiente, acabar com o