libra
LAJEADO/2014
1. QUAL O OBJETIVO DO TEXTO?
O texto tem o objetivo de nos mostrar a atual situação da comunidade surda dentro de escolas regulares e procura expor ao leito a tentativa de integração de alunos surdos e alunos “normais” dentro da escola.
2. O QUE O TEXTO PROPÕE PELO TRECHO “TRATAR SOBRE INCLUSÃO SIGNIFICA IR ALÉM DO INGRESSO DE ALUNOS DIFERENTES NA ESCOLA”?
Ao tratar desse trecho no texto os pesquisadores querem demonstrar que não basta colocar alunos “normais” e surdos na mesma sala de aula, é preciso que o professor se qualifique que saiba libras e que os conteúdos curriculares sejam adaptados para que haja interação entre alunos com alunos e de professores com alunos.
3. ONDE A PESQUISA DESCRITA NO TEXTO FOI REALIZADA? QUAL SEU OBJETIVO?
A pesquisa foi realizada em João Pessoa na Paraíba. A pesquisa tinha por objetivo investigar o processo de inclusão de alunos surdos e analisar os conceitos que não estão em evidencia sobre a inclusão de alunos surdos inseridos em escolas regulares.
4. EXPLIQUE O TERMO INTEGRAÇÃO.
O termo integração era usado para descrever a relação educacional entre alunos surdos e alunos “normais” nas escolas comuns. Para que essa integração ocorresse as escolas especiais procuravam amenizar as dificuldades cognitivas, comportamentais, lingüísticas e sociais dos alunos surdos. A partir daí surge o termo inclusão, neste contexto.
5. APONTE ALGUMAS INICIATIVAS NO SENTIDO DE ATENDER A UM DOS CRITÉRIOS FUNDAMENTAIS PARA HAVER O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO ADEQUADO DAS PESSOAS SURDAS EM ÂMBITO NACIONAL?
Em termos nacionais, as políticas publicas posicionaram-se favoráveis a inclusão, envidando esforços para possibilitar o ingresso de todos na escola regular instituindo critérios para que isso acontecesse como reza a própria LDB, que prevê serviço de apoio