A Inclusão de Surdos nas Perspectivas Culturais
Qual é o objetivo do texto? Analisar sob a ótica dos Estudos Culturais as concepções subjacentes à inclusão, tendo em vista a opinião de alunos surdos inseridos em salas de aula regulares.
O que o texto propõe pelo trecho “tratar sobre inclusão significa ir além do ingresso de alunos na escola”?
Significa ir além do ingresso de alunos diferentes na escola; significa estar atento para promover movimentos pedagógico-curriculares na escola que envolvam todos os alunos, não como massa homogênea, mas como possuidores de histórias próprias, percepções particulares, enfim com peculiaridades que os fazem únicos. E, dentre as muitas peculiaridades existentes, está a das pessoas surdas, que desenvolvem ao longo de suas vidas estratégias visuais-gestuais de apreensão e de expressão de mundo, constituindo o que se passou a denominar de cultura surda.
Onde a pesquisa descrita foi realizada? Qual seu objetivo?
Desenvolvemos um estudo em escolas da rede pública regular de ensino da cidade de João Pessoa - PB, com o objetivo de investigar o processo de inclusão de alunos surdos.
Explique o termo integração e inclusão?
Integração: Era usado, basicamente, para representar o processo de reabilitação, visando a suprir as lacunas cognitivas, comportamentais, lingüísticas e sócias dos alunos.
Inclusão: É uma temática complexa, porque envolve mais do que o ingresso e a garantia de critérios para o ensino dos diferentes, em especial a de surdos. É necessário desenvolver o debate em dois níveis: o geral, que inclui a discussão sobre a escola pública brasileira, e o específico, relativo ao entendimento do que significa, para p processo pedagógico como um todo, possuir particularidades diferentes, como as das pessoas surdas, que desenvolvem formas de organização em torno das capacidades visuais-gestuais, o que constitui o que é chamado de cultura surda.
Aponte algumas iniciativas no sentido