A imprtância da família para o serviço social
Como se sabe, no decorrer dos séculos, anos as famílias vem sofrendo modificações, em suas estruturas, por diversos fatores. Principalmente pela sua posição na sociedade e a exclusão social, vindo ser extremamente importante para a família, o Serviço Social. Importante aqui relatarmos a importância do Serviço Social, para intervir junto as famílias através de profissionais, diminuindo as distorções, na sociedade.
PLANEIJAMENTO
Sabendo que o individuo passa a fazer parte de uma família, quando nasce, tendo como pai, mãe, irmão, avos os outros membros da família, onde um vai cuidar do outro, mas que precisam da ajuda do estado.
À sociedade, faz com que as famílias sofram alterações em suas estruturas e perfil, afetando sua função social não conseguindo as vezes exercer seu papel na sociedade, devido a classe social que pertence.
Dependendo da sua, cor, raça, religião, região que nasce a família, sofre preconceitos a ponto de ser excluída da sociedade, contribuindo para violência, gerando desemprego e aumento considerável da pobreza sendo excluído da sociedade. E o estado cria assim o Serviço Social, para fazer com que a família possa cumprir sua função social, através da intervenção de um profissional do serviço social.
Para o profissional intervir junto a família, ele tem que estar alinhado a realidade da família, estudando o a origem, os membros mais velhos, traçando o perfil da família, para poder ajuda-las, promovendo junto aos órgãos, instituições competentes, para diminuir suas dificuldades e necessidades. O assistente social deve contribuir para a auto sustentabilidade dando condições de desenvolvimento da família.
Conhecer a origem o ambiente e o local onde a família vive, contribui para que o assistente social, tenha sucesso no seu trabalho, muita vezes as politicas publicas, em vez de ajudar atrapalha, com conhecimento o profissional tem mais facilidade de tratar as