Teorias da contabilidade
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................................... p. 2 2. OBJETIVOS DA CONTABILIDADE...................................................................................... p. 2 3. QUAL A SEMELHANÇA EXISTENTE EM SUA VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA ............................................................................................................. p. 4 4. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DE UMA EMPRESA............. p. 6 5. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................... p. 8
1. INTRODUÇÃO
Estudar a Contabilidade, significa, antes de tudo ter conhecimento dos campos de aplicação da Contabilidade, ou seja, saber onde ela é utilizada ou em que os contabilistas trabalham. O campo de aplicação da contabilidade, abrange todas as entidades econômico-administrativas, ou seja, organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, capital, ação administrativa e fim determinado.
Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem se classificar da seguinte forma: a) Entidades com fins econômicos – que são as empresas que visam o lucro, que querem preservar e/ou aumentar o patrimônio liquido. Exemplo: empresas comerciais, industriais, agrícolas, prestadoras de serviços etc.; b) Entidades com fins socioeconômicos – são as empresas intuladas de instituições que visam o superávit, para que seja revertido em benefícios aos seus integrantes. Exemplo: associações de classe, clubes socias etc.; c) Entidades com fins sociais – que também são chamadas de instituições, e têm por obrigação atender às necessidades da coletividade a que pertencem. Exemplo: a Uniao, os Estados e Municípios.
Portanto podemos afirmar que a Contabilidade estuda o “patrimônio” das entidades econômico-administrativas.