radioatividade
A radioatividade é o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades (partículas e ondas), transformando-se em outro núcleo mais estável.
A diferença entre elementos instáveis e estáveis é que nos estáveis o numero de prótons e elétrons é igual, e nos instáveis não, fazendo com que tenham carga positiva ou negativa. Essa diferença no numero de cargas faz com que esses elementos se desintegrem por séculos. No processo de desintegração esses materiais emitem raios “x” (alfa, beta e gama), a chamada radioatividade.
A relação da radioatividade e da bomba atômica é intima. Em seu processo de explosão, ela libera alta quantidade de raios x, gama e nêutrons. Causando uma destruição de até 400 km como no caso da bomba dos EUA.
Há a radioatividade natural e a artificial: a natural é que advém de elementos radioativos naturalmente como: Rádio, Tório, Urânio e Polônio. A radioatividade artificial é que é a induzida por transformações nucleares.
Normalmente, as bombas atômicas podem ser divididas em dois tipos, as bombas nucleares de fusão ou fissão.
Nas bombas nucleares de fissão, existe uma determinada quantidade de material radioativo (Variando entre Urânio e Plutônio), que, ao ser bombardeado por nêutrons, tem seus átomos fissionados em átomos menores(Como no decaimento radioativo), além de liberar mais nêutrons, constituindo uma reação em cadeia. O exemplo mais comum de bomba de fissão foram as bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki, constituídas por duas peças de urânio(no caso de Nagasaki), que, ao colidirem, impelidas por um dispositivo secundário de detonação, iniciavam uma reação em cadeia.
Tipos de radiação
Alpha
Tem carga positiva +2;
Tem massa 4;
Emitidas com grande velocidade (5% da velocidade da luz);
Podem ser barradas por uma folha de papel ou por uma lamina de alumínio de 0,1mm de espessura;
Nível de contaminação baixo;
É uma partícula;
Causa no máximo queimaduras nos