A impotância da comunicação para formação humana
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDONIA-IFRO
Campus Porto Velho Zona Norte
Curso Superior de tecnologia em Gestão Pública
Disciplina: Comunicação e Linguagem
A IMPOTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA FORMAÇÃO HUMANA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
Rozangela Maria Costa Borges
Porto Velho
Abril/2013
Rozangela Maria Costa Borges
A IMPOTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA FORMAÇÃO HUMANA
Professora Ingrid Letícia Menezes Barbosa. Disciplina Comunicação e Linguagem. Curso Tecnologia em Gestão Pública. Turno Noturno
Porto Velho
Abril/2013
A comunicação é importante para os principais pilares da sociedade humana, comunicar significa: transmitir, fazer saber, fazer comum, mandar de um lugar para outro, transferir e transportar a mensagem ao seu receptor.
A assunção da consciência implica a produção de discurso, de signos, ou de algo que comunique ao outro ou a si mesmo a representação mental ou física que se fez ou se está fazendo. Não há consciência nos seres que não produzam e armazenem signos de modo complexo. A fala, a fabricação artificial da imagem e do som e, mais recentemente, a escrita separam a humanidade do reino animal de onde veio. Estes discursos têm que ser inteligíveis e comunicarem ao outro algo de importância para o produtor e o receptor. Servem para orientar a vida subjetiva e objetiva, construindo a ordem sócio-simbólica de uma comunidade representada e tornada funcional pelos signos de uso corrente e os acumulados como memória coletiva e individual.
Platão acreditava, igualmente, que o homem poderia chegar, por meio do diálogo, a uma consciência formatada na ética e na intercompreensão. Para tal, ele deveria ser educado para discutir os problemas sem preconceitos apriorísticos e com o objetivo de aproximar ao máximo da possibilidade de compreender o mundo que o cercava.
Mas, além