A importância econômica das algas
Título do artigo: A importância econômica das algas
Publicado em Julho de 2007
As algas possuem grande importância nutricional em países como China e Japão a milhares de anos, entre tantas espécies, cerca de 21 delas são utilizadas na culinária desses países. É um costume antigo há relatos do uso dessas algas na China em 2.000 aC.
As mais utilizadas no sentido culinário são a Nori , o Kombu, e o Alkame . Entre essas a mais utilizada no Japão é a Laminaria japônica, entre 8 e 11 espécies dessa alga são aproveitadas, a nori é utilizada desde o século XVII , em 1949 se iniciou o cultivo intenso dessa alga.
Essas algas são combinadas com vários outros alimentos, possuem rico valor nutricional, em análise, algumas espécies pardas, vermelhas e verdes demonstraram quantidades significativas de proteínas, vitaminas e minerais que são muito importantes para a nutrição humana.
A Porphyra (Rodophyta) popularmente chamada de nori , encontrada em regiões temperadas e subtropicais, é ótima fonte de iodo, possui vitaminas A, B e E, além de aminoácidos. Em testes laboratoriais em camudongos, a incidência de câncer e úlceras estomacais tem diminuído com seu consumo. Sua produção gera um capital de 1.200 dólares por tonelada, cerca de 1 milhão de toneladas foram produzidos no Japão, Coréia e China em 1999.
[pic]
A Laminaria (Phaeophyta) , conhecida como kombu, é natural de águas frias , cresce na costa de vários países, no Brasil mais precisamente no Rio de Janeiro existe um banco com duas espécies da Laminaria (L. abyssalis e L. brasiliensis) . Foi muito utilizada na cura do bócio devido ao seu alto teor de iodo, sua utilização na culinária é variável pode ser em sopas, saladas, chás e também em produtos secundários como temperos.
Nos dias de hoje o país que mais produz essa alga é a China que atinge uma produção de 4 milhões de algas frescas .
[pic]
A Undaria pinnatifida (Phaeophyta)