ALGAS BIOLOGIA
As algas, também conhecidas taxonomicamente como Algae, que em latim significa "ervas marinhas", são seres avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Constituem um grande e diversificado grupo de espécies autotróficas, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese. Podem ser unicelulares ou pluricelulares. Ainda que algumas apresentem tecidos diferenciados, não possuem raízes, caules ou folhas verdadeiras.
Embora tenham, durante muito tempo, sido consideradas como plantas, apenas as algas verdes têm uma relação evolutiva com as plantas terrestres.
As algas são importantes para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos, pois são os principais produtores do alimento que nutre direta ou indiretamente os demais seres vivos aquáticos.
Além disso, as algas são os grandes fornecedores do gás oxigênio que abastece a vida aeróbia no planeta.
Elas são responsáveis por 70% da fotossíntese realizada no planeta.
A disciplina da biologia que estuda as algas é a ficologia ou algologia, tradicionalmente uma especialização da botânica.
Nesse trabalho, estaremos apresentando as características das algas dos seguintes filos: unicelulares, Euglenophyta, Dinophyta e Bacillariophyta, e pluricelulares, Chlorophyta, Rhodophyta e Phaeophyta.
Algas unicelulares
Euglenophyta
•Habitat: vivem em água doce rica em matéria orgânica e em ambiente marinho;
•Tipos de pigmento: Clorofilas A e B e carotenóides;
•Coloração: verde;
•Reserva energética: paramilo;
•Reprodução: assexuada por divisão mitótica;
•Estruturas características: as euglenófitas apresentam como característica principal a presença de flagelos. Elas possuem dois flagelos, um mais longo que o outro. O flagelo menor não emerge para fora da célula. Já o maior é usado principalmente para locomoção. Na base do flagelo longo, encontra-se o estigma, ou mancha ocelar, que é o sistema fotossensível das euglenófitas. Outra característica interessante dos