Trabalho De Biologia Algas Protistas
ENSINO POLITÉCNICO/2º ANO
DISCIPLINA: Biologia
TURMA: 211
Algas Protistas
NOMES DOS ALUNOS:
Andrei Moreira Da Silva
Gabriele Moreira
NOME DA PROFESSORA:
Juliana Bruhn Guerra
SÃO LEOPOLDO, 8 DE JULHO DE 2014
Introdução
São os organismos autotróficos (produzem seu próprio alimento através da fotossíntese), mas que não são plantas verdadeiras. São popularmente conhecidas como algas.
São representados pelas seguintes divisões:
Chrysophyta (crisofíceas e diatomáceas); Pirrhophyta (dinoflagelados), Euglenophyta (euglenas), Rhodophyta (algas vermelhas), Phaeophyta (algas pardas), Chlorophyta (algas verdes).
As divisões de organismos autotróficos do Reino Protista diferem muito umas das outras na natureza de seus flagelos e em suas características bioquímicas, tais como pigmentação, substância de reserva e composição da parede celular.
Os nomes de algumas divisões são derivados da cor de seus pigmentos acessórios predominantes que mascaram a cor verde grama das clorofilas.
Características Gerais
As algas são organismos que anteriormente eram incluídos no Reino Plantae, porém atualmente pertencem ao Reino Protista, sendo a Ficologia (fico = algas; logia = estudo) o ramo da biologia que estuda esses seres: unicelular ou multicelular (filamentosas), eucariontes, fotossintetizantes e viventes em ambientes de água doce (rios, lagos ou superfícies úmidas) ou salgada (mares e oceanos).
Esses organismos autotróficos, dispostos na superfície oceânica (compondo o fitoplâncton), consomem o gás oxigênio dissolvido na água para a sua respiração e liberam através do processo fotossintético cerca de 70 a 90% do oxigênio contido na atmosfera. Recebendo, portanto, a denominação de pulmão do mundo, diferente do que muitos pensam que seja a Floresta Amazônica.
A reprodução