Serviço social
O presente trabalho ira abordar, o serviço social na previdência social, que tem como objetivo, conhecer e refletir sobre essa profissão que é o serviço social na previdência e as possibilidades de intervenção no cotidiano do usuário, e ainda mencionar seus benefícios e serviços, as demandas, também como a historia da previdência social no Brasil contemporâneo.
O serviço social na previdência é uma conquista da provisão que visa uma orientação aos usuários e beneficiários da previdência, que terá um auxilio na ampliação de direitos adquirido pelo contribuinte, ou seja, cada vez mais vemos que a profissão ela tende a resgatar o direito do usuário se introduzindo em algumas instituições que se faz necessário devido à demanda e complexidade dos assuntos ali desempenhados. O assistente social usa dos seus conhecimentos teóricos e metodológicos especializados para orientar e auxiliar os mais diversos benefiarios no diferentes processos e direitos de cada cidadão. A previdência é de caráter universal para quem contribui, sua missão é proteger seus contribuintes quando o mesmo não estiver em condição de trabalhar, através de alguns princípios regidos pela constituição federal.
A previdência social no Brasil ela é constituída de forma que possa englobar toda a população contribuintes nos seus diversos níveis uma forma de organização que se divide em três regimes, que é o regime geral da previdência social. Regime do servidor publica e o regime do servidor privado. Além de pagar benefícios como as aposentadorias, salario maternidade, auxilio doença entre outros, a previdência também presta serviços como o de serviço social, o BPC que é o beneficio de prestação continuada que são pessoas que não tem condição de trabalhar e arcar com a sua própria subsistência e o serviço de reabilitação ou recuperação que é de prioridade para pessoas que estão doentes, que sofreram acidente de trabalho e não pode trabalhar devidos alguma doença e os aposentados por invalidez.