a importância dos jogos na educação infantil
A questão central deste trabalho é a importância do jogo no ambiente da escola para as crianças da Educação Infantil.
Tenho como objetivo que o jogo permite a criança buscar soluções para os problemas apresentados, e isso ela consegue por meio da imitação e das regras apresentadas nos jogos e brincadeiras, facilitando o desenvolvimento da aprendizagem.
Em minha opinião a brincadeira é uma maneira surpreendente de aprendizagem, além de promover a integração entre as crianças. Na Educação Infantil a criança está descobrindo e aprendendo novas coisas, é um ser em criação, o brincar nessa fase é fundamental para seu desenvolvimento social e cognitivo.
Através do brincar a criança constrói conhecimento ao interagir com objetivos, pessoas, situações e acontecimentos, enfim, com o mundo e no mundo que a cerca, o jogo e a brincadeira são formas privilegiadas de ela estabelecer interações.
O jogo nesta fase proporciona a criança estabelecer regras construídas por si e em grupo, construindo na integração na sociedade.
A importância dos jogos na Educação Infantil
O jogo ou a brincadeira fazem parte muito da vida das pessoas, pois eu acho que todos nós, temos em nossas mente alguém jogo ou brincadeira, música que foi feita para nós, pois a brincadeira faz parte da infância. Às vezes quando paramos para pensar vemos que as crianças com sua imaginação consegue usar coisas e objetos tão simples e transformam em grandes brinquedos, tipo um cabo de vassoura em um cavalinho, uma tampa de panela, em um volante de carro, inventar personagens, cria histórias, transforma-se, ela brinca e vive intensamente que nada interfere esse momento de descoberta e aprendizagem.
Por isso, o tempo que uma criança permanece em uma instituição de educação, seja formal ou informal, deve ser um momento significativo prazeroso de trocas e descobertas do conhecimento, isso é possível através dos jogos e das brincadeiras e também do lúdico.
Ao utilizarmos um