A importância do trabalho com diferentes gêneros textuais
Para entender um texto precisamos conhecer suas características importantes, ou seja, sua estrutura. Cada gênero textual contém características e formas próprias de apresentação e organização, os conhecimentos das convenções de cada gênero e o conhecimento prévio sobre o assunto do texto é que garante a compreensão, esta que é vista como a base e não a consequência da leitura.
Os textos que criamos, sejam eles orais ou escritos se baseiam em um gênero, daí a importância não só de usar diferentes gêneros com o nosso aluno, como também possibilitá-lo o reconhecimento e a construção de cada um deles.
É importante que a alfabetização se inicie pelos materiais presentes em lugares públicos comuns a todas as crianças, equipando-as com habilidades de entender os escritos não dependentes de contextos. Contudo, mais importante será possibilitar essas crianças conviver com os diferentes gêneros em seus suportes verdadeiros.
Lembramos que a prática de utilização de deferentes textos em sala de aula deve ser constante em todos os anos do Ensino Fundamental. Nos três primeiros anos, ela deve está articulada com as atividades relacionadas à apropriação do sistema de escrita alfabética na perspectiva de alfabetizar letrando, no processo de apropriação da leitura e da escrita enriquece e amplia o contato do aluno com a cultura letrada.
4.1 Concepções de aprendizagem propostos por Teberosky e Cardoso.
Partindo da concepção de Teberosky e Cardoso (1993). Vemos que a sociedade urbana e mundo moderno contribuem para o processo de alfabetização e letramento, pois os mesmos dispõem de situações que levam o uso da habilidade de leitura. A mesma está presente em muitos momentos do cotidiano das pessoas, no mundo moderno inúmeras tarefas dependem dela, desde pegar o ônibus, ler uma bula de remédio, ou até ler um aviso importante. Teberosky e Cardoso, afirmam também que os gêneros textuais são encontrados também no