A importância do nutricionista
Segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE), a definição do Nutricionista, é:
“ Nutricionista, com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando a segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, e social e cultural.”
O profissional Nutricionista, com passar dos anos, foi adquirindo reconhecimento e valores que o fizeram ser atualmente de extrema importância a saúde da população no geral. Entre suas diversas funções, cabe não só a preocupação com a estética corporal conseqüentes de dietas, mas também, está inserido na educação alimentar de cada indivíduo, levando em consideração as diferenças sociais,econômicas e culturais de cada grupo populacional. Não só educa sobre o ato de se alimentar, mas como dito anteriormente é de extrema importância na prevenção de doenças e na tão almejada qualidade de vida das pessoas.
2. Definição e objetivos gerais da UBS – Unidade Básica de Saúde
A Unidade Básica de Saúde (UBS), assim como o SUS (Sistema Único de Saúde), tem por finalidade fazer com que toda população tenha acesso a saúde pública no país de forma igualitária. Seus principais serviços oferecidos em suas unidades são: consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos médicos e fornecimento de medicação.
Dentre seus objetivos principais, está conseguir atender cerca de 80% da demanda da população, sem quem haja necessidade de encaminhamento para os hospitais, descentralizando o atendimento e procurando dar