A importância do Lúdico no processo de alfabetização
O LÚDICO E O ALFABETIZAR
Boa Vista-RR
31 de Maio de 2011 Partindo do conceito de ludo pedagogia em que o professor deve contemplar, a brincadeira como princípio norteador das atividades didático pedagógicas, possibilitando às crianças uma aprendizagem significativa e prazerosa, pois o lúdico é tudo aquilo que diverte e entretém. O professor deve realizar atividades lúdicas na sala de aula com objetivos, e sabendo trabalhá-los com o aluno, até o brincar tem valor, e não é perder tempo, ou passá-lo, mas é ganha-lo, é no prazer da criança estimulá-la como construtora do seu conhecimento de forma crítica e social.
O brincar permite uma relação cognitiva representativa para intervir no desenvolvimento infantil. Os efeitos do brincar considerados como uma ação lúdica possibilita relacionar-se com o meio social, lidar com as emoções, equilibrar tensões, construir sua personalidade, sua individualidade, seus conceitos, resolver problemas e muito mais; podendo ainda o lúdico desenvolver aspectos motores como, coordenação motora, atenção, equilíbrio, ritmo, direcional idade, lateralidade e outros que por sua vez estimulados ou reprimidos até sem o conhecimento do professor. Todas essas abordagens resultam do lúdico, são conceitos inerentes ao desenvolvimento da leitura e escrita da criança, a alfabetização. Para que isso aconteça é necessário que a crianças saiba distinguir ou associar os símbolos ( as letras) e a linguagem (os fonemas, a leitura) e os registras a (escrita), o brincar PE facilitado neste processo de aquisição de linguagem escrita das crianças
Segundo Piaget o brincar implica uma dimensão evolutiva com as crianças de diferentes idades, representando características específicas e formas diferenciadas de brincar.
Assim como crianças de idades diferentes brincam de coisas diferentes, o professor e a escola devem