A importância do letramento para a Educação de Jovens e Adultos
PATRICIA APARECIDA CARRIEL DOS SANTOS
A importância do letramento para a Educação de Jovens e Adultos.
Trabalho apresentado como requisito de obtenção da conclusão da Disciplina de Letramento do curso Alfabetização e letramento da Faculdade de Ciências Humanas de Aguaí.
Professora- Orlanda do Carmo Proença
São Miguel Arcanjo
2012
O processo de ensino aprendizagem de jovens e adultos visa atender ao princípio da adequação de metodologia e recursos didáticos à realidade cultural e subjetiva deste grupo. Segundo Vygotsky(1988), "a prendizagem resulta da interação entre as estruturas do pensamento e o contexto social, num processo de construção pela ação do sujeito sobre o objeto a ser conhecido". Para ocorrer a aprendizagem seria necessário o enfrentamento de situações desafiadoras que propiciem ao aluno chegar a patamares mais elaborados de conhecimento, necessitando da intervenção de outros sujeitos.
A leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação plena na sociedade letrada em que vivemos, que nem sempre é oportunizada para todos. Busca-se ressaltar a importância do letramento como meio de inserção do sujeito como agente transformador da realidade social em que se encontra e a possibilidade de mudá-la de acordo com a sua necessidade, pois, instrumentado com a prática social da leitura e da escrita estará habilitado para reconhecer essa possibilidade. Pois, somente a partir de práticas pedagógicas conscientes o docente pode demonstrar que tais práticas pedagógicas, tradicionais ou não, desvinculadas da realidade não atendem a real necessidade do individuo que precisa interferir na sua realidade social.
Contudo, o letramento, portanto, abrange mais que simplesmente ler e escrever. O individuo letrado inserido em praticas sociais de leitura e escrita deve se capaz de usar esse conhecimento em