A importância do investimento da família na vida escolar de seu filho.
A família tem um papel fundamental no processo de ensino e de aprendizagem da criança, principalmente para aquelas que apresentam deficiência intelectual.
Por tanto é muito importante que o professor estabeleça com a família uma relação de parceria e confiança, através de conversas formais e informais, pais e professor precisam ser parceiros.
Quando uma criança apresenta dificuldade o trabalho realizado em sala de aula deve ter continuidade em casa para que a assimilação do conteúdo em estudo seja concretizada e ocorra a aprendizagem.
Além disso, é muito importante para o professor conhecer e saber qual é o papel que a criança ocupa em seu espaço familiar. Saber como ela é aceita pela família, se ela recebe ajuda e outros. Isto parece bobeira, mas é pura realidade, pois muitas vezes crianças portadoras de deficiência nem sempre são aceitas pela família, muitos sentem vergonha ou até mesmo medo em aceitar o problema.
Em alguns casos as crianças chegam até mesmo a ser rejeitadas pela própria família e isto dificulta a aprendizagem da criança tornando assim o trabalho do professor mais difícil e árduo.
Quando o problema apresentado pela criança é aceito pela família e esta o apóia e vai atrás de cuidados específicos com tratamento apropriado, sendo acompanhado por especialistas o resultado da aprendizagem e satisfatório e acriança se sente capaz de aprender, sentindo-se seguras e estimuladas.
No entanto cabe ao professor realizar um trabalho onde a parceria com os pais seja estimulada, e que este vínculo entre família e escola crie laços que não poderão ser quebrados. Acredito que o professor deva oferecer aos pais oportunidades de participação na aula por algumas vezes, orientá-los em como ajudar em casa, para o bem da criança, para que assim esta não se sinta tão inferior em relação às outras.
De acordo com os textos apresentados essa parceria é fundamental para o bom desenvolvimento da criança