Esporte e empreendedorismo
Palestrante: Tiago Centenaro Magnoni, atua como gestor de projetos no SEBRAE/RS, é consultor empresarial e empresário, sócio da VPB publicidade, operador do site Vai Pra Balada (primeiro do Brasil a transmitir festas ao vivo). É bacharel em ciências econômicas e ciências contábeis, especialista em análise tributária e consultoria empresarial
Há 12 anos estudou na URI, era muito tímido e ainda é um pouco. Com sua competência e força de vontade conseguiu alcançar seus objetivos.
Explica que um grande profissional precisa de uma boa preparação e também que o dinheiro facilita para virar empreendedor, mas se tem que ter o perfil.
Tiago falou que mesmo faltando pouco tempo da copa não ira surgir tanto emprego como muitos acham, e que as olimpíadas vão muito mais formentar o esporte do que a copa do mundo.
Deixou uma mensagem dizendo: A educação pelo esporte envolve e ensina as suas características.
Dez características dos empreendedores
Empreendedorismo: É o motor da economia. Principalmente no desenvolvimento econômico e social de um país. O papel do empreendedor é identificar oportunidades, buscar recursos, formas.
Oportunidade e iniciativa: Os empreendedores estão sempre em busca de oportunidades, mas não basta apenas querer tem que ter iniciativa, precisa-se avaliar as possibilidades, ir atrás, correr riscos. Por exemplo, o lutador do UFC Anderson Silva é um exemplo, ele avalia antes a situação, tem toda uma preparação, para depois avançar. E quanto maior for o risco de um negócio, maior é o retorno.
Exigência de qualidade e eficiência: Fazer mais com menos, fazer melhores resultados com menos gastos. O empreendedor não aceita meta de nada.
Disciplina/Persistência: Tem que persistir, muita coisa dá errado até você fazer que funcione, tem que ter disciplina. Sem disciplina você não chega a lugar nenhum, precisa cuidar horários, alimentação, treinamentos.
Comprometimento: Ou você se compromete com o objetivo da