A importância do gestor escolar na construção do projeto político pedagógico
A formação educativa do caráter torna-se mais profunda e mais pessoal, sem uma intenção consciente, à medida que os jovens vão, gradualmente, tomando parte nas atividades dos vários grupos a que pertencem.
Desse modo a educação tem sido um segmento em constante evolução alavancando assim ascensão social dos indivíduos, estando sua função intimamente ligada ao mercado de trabalho, que exige indivíduos eficientes, economicamente produtivos e em constante aperfeiçoamento profissional. Mas, a educação tem, também, mais tradicionalmente, uma semântica orientada à formação de recursos humanos para o exercício de um ofício, de uma profissão. Com esta semântica, muitos entendem a educação como ensino.
* Por Daltro José Nunes
Mas, a educação tem, também, mais tradicionalmente, uma semântica orientada à formação de recursos humanos para o exercício de um ofício, de uma profissão. Com esta semântica, muitos entendem a educação como ensino. http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2004/04/05/519614/instituies-ensino-publicas-versus-privadas.html Na supervisão escolar as funções básicas de atuação e de gestão estão atreladas ao desempenho do supervisor e suas ações práticas com a instituição de ensino são fatores decisivos no desempenho e no nível de qualidade de sua prática que viabilizam sua atuação como profissional da educação atuante. Deste modo, questionam-se quais são as interfaces que norteiam a supervisão escolar ao que se refere sua atuação didática pedagógica?
As modificações que passaram a existir tanto na educação tal como no meio social permeiam transformações ao que se refere a educação escolar propriamente dita, deste modo o do papel da escola passa a ser preponderante para a evolução da sociedade no que se refere o papel do supervisor escolar no processo de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é verificar como a atuação do supervisor escolar é preponderante para a possibilidade de um diálogo entre a escola