Acionamentos elétricos
Conteúdo
1-Botoeiras. 5 2-Contatores. 6 3-Relés. 8 4-Fusível. 9 Partida Direta 10 Partida Estrela – Triângulo (Y – Δ) 11 Partida Compensadora 12 Partida direta. 16 Partida Estrela – Triângulo 16 Bibliografia 20 Anexos 21
Acionamentos Elétricos
1-Botoeiras.
As botoeiras são comandos manuais e tem a finalidade de interromper ou de estabelecer momentaneamente, por pulso para iniciar, interromper ou comandar um outro processo que e predecessor a que a botoeira esta ligada.
As botoeiras são divididas em 4 grupos. Cada um dos grupos são divididos da seguinte forma: A. Vermelho – utilizado como botão de emergência ou botão de “Desliga”; B. Amarelo – inicia um retorno, desta forma, elimina uma possível condição perigosa; C. Verde ou Preto – é utilizado para ligar ou partir um sistema; D. Branco ou Azul – qualquer função diferente das citadas anteriormente.
Estas botoeiras ou dispositivos de comando, são elementos de comutação que permitem ou não a passagem da corrente elétrica entre dois ou mais pontos de um determinando circuito. Esses dispositivos são diferenciados quanto a sua retenção e a sua forma de funcionamento.
Neste sentido, podemos afirmar que as botoeiras pode ser: A. Impulso – As botoeiras de impulso ou botoeiras sem retenção só fazem o fechamento do circuito no momento em que estão sobre uma força externa. Exemplo – campaninha. B. Trava – temos outro tipo de botoeira, que uma vez acionada fecha ou abre o circuito em questão e só e revertido o processo após um novo acionamento. Além do que foi exposto acima sobre as botoeiras, podemos também classificá-las em como: A. Contato Normalmente Aberto ou simplesmente ‘NA’ – esta denominação se da ao fato do equipamento permanecer aberto até que seja aplicado uma força externa e feche o circuito. Os contatos NA normalmente são utilizados em comandos e são normalmente chamados de auxiliares. Por ter como característica de ser um equipamento