A importância do estudo dos grupos na psicologia
Grupo é unidade composta de duas ou mais pessoas que entram em contato para determinado objetivo.
Falar em psicologia social é relacioná-la diretamente aos grupos, porque a psicologia social é o estudo da sociedade e todos nós sabemos que ninguém vive sozinho sempre, a família por exemplo é um grupo que convivemos antes mesmo de nascer.
Todos os interessados pela direção de grandes organizações, tem a necessidade de planejar processos eficientes, para a coordenação de comportamento das pessoas.
A pesquisa de grupos é feita em pequenos grupos, e não em massa, pois os pequenos grupos tem objetivos concretos. As empresas formam vários grupos e então eles usam algumas teorias para executar os trabalhos.
Através de estudos, as pessoas foram descobrindo normas e formas de conseguir viver em grupo e ser solidário no trabalho, formando-se assim grupos organizacionais e sabendo respeitar seus superiores e inferiores.
Vemos no estudo dos grupos a possibilidade do entendimento da influência do grupo sobre o indivíduo e da cultura sobre o sujeito. Impossível entender o indivíduo se não tivermos conhecimento do meio em que ele vive.
BIBLIOGRAFIA
APOSTILA PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E PROCESSO GRUPAL
ALGUMAS REFERÊNCIAS; http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/geral/aimportanciadosgrupos.htm Qual a importância do estudo dos grupos na psicologia?
A importância do estudo dos grupos na Psicologia se dá pelo fato dos grupos serem o fundamento da Psicologia Social que é o campo da psicologia que estuda o comportamento coletivo. Surgiu no final do século XIX e era denominada de Psicologia das Massas ou Psicologia das Multidões, sendo Gustav Le Bom um dos primeiros pesquisadores (autor do tratado “Psicologia das