Microeconomia
A ciência que estuda as formas de comportamento humano, resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer, e os recursos que embora escassos se prestam a usos alternativos.
O que são necessidades?
Exigências a serem satisfeitas mediante consumo, podem ser:
Individuais: (de cada pessoa), elas são consideradas relativas na medida em que a necessidade é decorrente de uma situação específica. * Absolutas: Comum a todos e ligadas ás necessidades básicas (Comer, beber, dormir...) * Relativas: Diferentes para cada indivíduo influenciadas por diversos fatores ( hábito, religião , preferência, costume...) *
Coletivas: São aquelas desejadas pela sociedade como um todo (Saúde, educação, segurança...).
Ilimitadas: o ser humano sempre quer algo a mais, pra satisfazer seu ego. * Necessidades Primárias: são aquelas essenciais para a sobrevivência humana. Exemplos: alimentação, vestuário, habitação, transporte, etc. * Necessidades Secundárias: são decorrentes do convívio social. Não se instalam de repente, mas aos pouco vão se tornando um hábito, precisando ser satisfeitas. Exemplos: fumar, lazer, etc * Necessidades Coletivas (ou sociais): são aquelas que para serem satisfeitas exigem um esforço coletivo, satisfazendo exigências coletivas ou sociais. Exemplos: segurança pública, educação,etc. De forma geral, o governo está encarregado de sua satisfação através dos serviços públicos.
Tudo Aquilo Capaz De Satisfazer Ás Necessidades Da Sociedade :
Bens Livres: Tudo aquilo que é livre (vento, água, Sol ) Não precisam de esforço para serem produzidos e isso determina sua ausência de preço.
Bens econômicos: Bens que se paga, exigem esforço para sua obtenção, podem ser transferidos e trocados (bens de consumo, bens intermediários e bens de capital ex: Alimento, automóvel...)
Consumo: Ação exercida para a satisfação das necessidades humanas por meio da aquisição de bens e serviços.
Consumidor: