A Importância do Estudo da História
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE HISTÓRIA
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA
CURITIBA
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE HISTÓRIA
FELIPE TKAC
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA
Trabalho apresentado a disciplina de Metodologia do Ensino da História como obtenção da nota parcial do bimestre.
Professor responsável: Dr. Alexandro Neundorf
CURITIBA
2014
ATENÇÃO!
Gostaria de deixar claro que este trabalho consiste em uma proposta da disciplina de Metodologia do Ensino da História com a intenção de provocar no graduando uma reflexão sobre a importância da História em seus níveis escolar e acadêmico. E que as opiniões e ideias não referenciadas abaixo são de única e exclusiva responsabilidade minha e resultado de elucubrações individuais de um mero graduando. 1. Por que é importante ensinar História no Ensino Básico?
A História como disciplina integrante do currículo escolar brasileiro difere-se da
História que é praticada na Universidade, mas estão intimamente ligadas. O processo de conhecer a História, de estuda-la, é ímpar na formação do cidadão. Mas que cidadão essa
“História” ou “Histórias” pretende? Segundo a primeira definição do Dicionário Aurélio
Básico de Língua Portuguesa cidadão é: “Indivíduo de gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.” (FERREIRA, 1988, p.
150). Partindo dessa definição podemos pensar como é o ideal do que é ser um cidadão, mas será só? Ao meu ver, um cidadão esclarecido, no sentido kantiano do termo, da saída da menoridade, é um ponto de partida e pressuposto indispensável para pensarmos a educação em torno do que pretende-se com a formação desse cidadão. E a História, agora pensada dentro da definição desse termo, mesmo que generalista, pode ser trabalhada.
Com uma questão terminológica definida, agora podemos pensar como a