a importancia do estudo da historia da educação
É a educação que mantém viva a história de um povo e dá condições para sua sobrevivência. (CAMBI, 1999). Seja ela formal ou informal. Para haver mudança, a educação tem que mudar (espontaneamente, ou por meio de uma reforma).
No entanto não devemos pensar a educação como sendo a “solução mágica” para todos os problemas sociais, mas devemos estar alertas para a relação de reciprocidade existente entre ambas, ou seja, para o fato de que uma pode influenciar a outra. Esta reciprocidade nos aponta para o fato de que a educação pode colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e democrática, e é evidente que uma sociedade mais justa e democrática contribui com o estabelecimento de uma educação de qualidade mais sólida e eficiente. (Maria Tereza Papa Nabão, Material Didático – EaD)
Se hoje dispomos de teorias pedagógicas, é porque as mesmas foram testadas no passado, e ter o conhecimento desse passado e fazer uso dele, é, na prática, o estudo da história da educação.
Se há o intuito de ser educador e, se possível, fazer algo para melhorá-la, essa melhora será mais plausível caso o educador tenha o conhecimento do caminho percorrido por seus antecessores, os percalços que encontraram, seus erros e acertos. Dominando o conhecimento do caminho trilhado por outros, podemos tentar fazer