A importância do escopo em um projeto
GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS
FUNDAMENTOS DE PROJETOS
A IMPORTÂNCIA DO ESCOPO EM UM PROJETO
Dircéia Rodrigues César Pólo: Venda Nova/BH/MG
Belo Horizonte
2º Semestre de 2010
TEMA
A importância do escopo em um projeto.
TÍTULO
O Escopo de um Projeto
OBJETIVO
Objetivo do presente trabalho é identificar a importância do escopo em um projeto. Focalizar as fases de um projeto e as etapas necessárias para a definição inicial do escopo, possibilitando o conhecimento parcial dos riscos que uma entidade corre no lançamento de um produto ou no planejamento do próprio negócio.
JUSTIFICATIVA
A justificativa da elaboração deste trabalho está na importância do escopo para um projeto. Quando o escopo não é bem definido e planejado, todo o projeto pode sucumbir pois os gestores desconhecem os riscos. O escopo deve ser bem gerenciado e, segundo Xavier, p.5), para que esse gerenciamento traga resultados positivos é possível verificar dez razões para o insucesso de projetos. São elas:
1. “Gerentes de projeto inexperientes ou inadequadamente treinados; 2. Falha na identificação ou gerenciamento de expectativas; 3. Liderança pobre em vários níveis; 4. Falha em adequadamente identificar, documentar e acompanhar requisitos (escopo); 5. Planos e processos de planejamento pobres; 6. Estimativas de esforço pobres; 7. Falha de alinhamento cultural e ético; 8. Falha de alinhamento entre a equipe do projeto e o negócio ou outra organização cliente; 9. Métodos inadequados ou mal empregados; e 10. Comunicação inadequada, inclusive acompanhamento e relato de progresso.
Assim, gerenciar um projeto é necessário a definição correta do escopo, ou seja, definição clara do produto ou serviço relacionado aos