A importância do Discipulado para um crescimento Eficaz
Neste estudo iremos analisar os métodos de evangelismo empregado pela igreja primitiva e como o novo convertido deve ser tratado para que através do conhecimento, possamos corrigir eventuais erros e aplicarmos os métodos corretos para que experimentemos o crescimento “estrondoso” que a primeira igreja experimentou. Um dos segredos é dar o treinamento adequado a cada novo convertido, fazendo dele um discípulo, seguidor de Cristo, assim todos farão parte da obra de evangelização. Na igreja todos devem trabalhar para o crescimento do Reino de Deus, neste caso crescimento da igreja.
Mateus 28.18-20
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Grifo meu)
A Palavra discípulos transliterado do original grego matheles do verbo manthano, “aprender”, cujo radical math sugere pensamento com dificuldade de ser manifestado. Significa literalmente “aprendiz”, ou seja, “aquele que segue tanto os ensinamentos como o professor”, como os discípulos de João (Mt. 9.14), quer dizer também instruir, ensinar.
1. A CONVERSÃO
A chegada de uma pessoa na igreja é um novo e delicado momento e se não cuidarmos dela, não estabelecermos um processo para o seu aperfeiçoamento e crescimento, com certeza ela ficará perdida, estagnada e não cumprirá o seu papel no corpo de Cristo. É primordial que seja dado o devido suporte para que ela cresça espiritualmente.
Jesus Cristo disse – Fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho dito... cuidar é tão importante quanto gerar, pois de que adianta um esforço tão grande para ganhar almas e não ter condições de mantê-las no aprisco? O discipulado deve ser uma