A importância do brincar e do brinquedo para as crianças de três a quatro anos na educação infantil
Jaqueline da Silva Lima
Monografia apresentada para conclusão do Curso de Pedagogia –Educação Infantil do Centro de Ciências Humanas da Universidade Veiga de Almeida. Orientadora: Regina Maria Pires Abdelnur.
Rio de Janeiro
2006
“É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou adulto fruem sua liberdade de criação.” (Winnicott, D. W., 1975)”.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus a força para continuar, Apesar do cansaço e sobrecarga de atividades. Agradeço a minha família o apoio que sempre me deu. Agradeço aos colegas de turma pelas horas divertidas que passamos juntos. Agradeço a Deus por colocar o meu namorado Fábio na minha vida e por estar sempre ao meu lado nos momentos difíceis e o qual eu amo muito. Agradeço a minha madrinha Rose o carinho que sempre teve por mim. A todos que, dando seu incentivo ou não, participaram de algum modo em minha decisão de reciclar minha vida para torná-la mais rica, mais feliz.
Aos meus pais e à minha madrinha Rose que tanto me apoiaram para essa nova jornada profissional a qual eu amo.
RESUMO A autora buscou descobrir bases acadêmicas para que o ser humano em suas diferentes fases do desenvolvimento esteja sempre construindo os seus conhecimentos. Que todo conhecimento implica sempre uma parte que é provida pelo sujeito com sua organização. Que o desconhecido pode causar afastamento ou encantamento com os instrumentos certos. Quanto mais conhecimento do próprio corpo, maiores serão as possibilidades em perceber, diferenciar e sentir o mundo ao seu redor. No jogo, da busca do conhecimento, onde se pode brincar, jogar e estabelecer um espaço e tempo mágico, onde tudo é possível, um espaço confiável, onde a imaginação, está o lugar e tempo propício para crescer e