Trabalho sobre brincar pronto email
Aline Maria Santos dos Reis
Luciane Percila Kerber de Oliveira
Chapecó/2015
INTRODUÇÃO
A posição da criança na atual sociedade é muito diferente do que já foi. O reconhecimento da diferença de uma fase a que denominamos infância deu-se no próprio ato da criança em relação às atividades do adulto. Historicamente, o faz de conta emerge em um momento especifico, quando a posição de infância muda dentro da coletividade, é muito comum a crença de que o brincar para a criança sempre foi um mero prazer, porém estudos mostram que hoje esse entendimento mudou e muito.
Conforme Kishimoto (2003, p. 7):
O brinquedo será entendido sempre como objeto, suporte da brincadeira, brincadeira como descrição de uma conduta estruturada, com regras e o jogo infantil para designar tanto o objeto e as regras do jogo da criança (brinquedo e brincadeiras).
Considera-se educação infantil o período escolar em que atendem crianças com idade de zero a seis anos. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação 9394/96 contempla a educação infantil como primeira etapa de educação básica que deve promover o desenvolvimento integral da criança.
Passa então a ser inserido no cotidiano das crianças, experiências diferentes das vividas dentro da família, como: socialização com crianças de todas as idades vivencia de atividades e brincadeiras com materiais diversos. E também o lúdico como uma grande influencia na construção do conhecimento dos pequenos. Reportamos ao lúdico que se utiliza de várias terminologias como: jogo, brinquedo e brincadeira. O presente trabalho tem então o seu objetivo principal compreender a importância do brincar para a aprendizagem dentro da educação infantil. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos pesquisa bibliográfica proporcionando a este estudo uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.
EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPAÇO PARA APRENDER