A importância do brincar na educação infantil
Trabalho de APS- DP 3º semestre
A importância do trabalho lúdico no desenvolvimento infantil
“Brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincar é coisa séria, também, por que na brincadeira não há trapaça, há sinceridade e engajamento voluntário e doação. Brincando nos reequilibramos, reciclamos nossas emoções e nossa necessidade de conhecer e reinventar. E tudo isso desenvolvendo atenção, concentração e muitas outras habilidades. É brincando que a criança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de suas possibilidades. No espaço criado pelo brincar nessa aparente fantasia, acontece a expressão de uma realidade interior que pode estar bloqueada pela necessidade de ajustamento às expectativas sociais e familiares. A brincadeira espontânea proporciona oportunidades de transferências significativas que resgatam situações conflituosas.” (VIGOTSKI, 1996, p. 67) ÍNDICE O que é ludicidade __________________________________________________Pág 4 Qual a sua importância para o desenvolvimento infantil _____________________Pág 5 Bibliografia ________________________________________________________Pág 6
O QUE É LUDICIDADE?
Significado de Lúdico adj. Que faz referência a jogo ou brinquedos: brincadeiras lúdicas.
Que tem o divertimento acima de qualquer outro propósito.
Que faz alguma coisa simplesmente pelo prazer em fazê-la.
Psicanálise. Refere-se à manifestação artística ou erótica que aparece na idade infantil e acentua-se na adolescência aparecendo sob a forma de jogo.
(Etm. lud + ico)
QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Há algum tempo atrás a ludicidade, para a educação, era vista como algo sem valor. Porém hoje é concebida como peça fundamental no processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem já que ao brincar a criança descobre o mundo, desenvolve algumas capacidades como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação.