A Importância de um Sistema CAD para Integração da Cadeia Produtiva
SABER ELETRÔNICA
ELETRÔNICA TOTAL
MECATRÔNICA ATUAL
MECATRÔNICA FÁCIL
PC&CIA
Mecatrônica
HOMENOTÍCIASARTIGOSEDIÇÕESDOWNLOADSAPRESENTAÇÃOCONTATOEDUCAÇÃO
AnuncieAssineRegistre-se
ENTRAR Buscar...
Mouser tem mais de 4 milhões de componentes eletrônicos em sua loja online rápida e segura
Artigos
Share on Thumblr
27/06/13 - 11:43
Imprimir
A Importância de um Sistema CAD para Integração da Cadeia Produtiva
Neste artigo discutiremos a importância do CAD em outros processos de engenharia dentro de uma cadeia produtiva, envolvendo etapas de desenvolvimento de produtos, projeto, fabricação e inspeção, utilizando outros sistemas computacionais. Serão apresentadas também as metodologias comuns para a construção de peças e produtos em um sistema CAD tridimensional, apresentando um exemplo prático.
Com a evolução dos sistemas CAD a partir da década de 80, outros sistemas computacionais tiveram ênfase e foram desenvolvidos para suprir as necessidades de engenharia. Entretanto, algumas limitações restringiam a utilização prática destes sistemas, como a integração entre eles, custo, gerenciamento e implementação em um ambiente real de trabalho.
Atualmente, com o decorrido de-senvolvimento de software e hard-ware, esta integração pode ocorrer efetivamente em algumas situações. A figura 1 ilustra, de forma genérica, alguns softwares de auxilio às etapas de projeto, planejamento, manufatura, cálculos e inspeção. Observa-se que o CAD representa a integração desta cadeia.
Um exemplo prático da integração entre estes sistemas de auxílio às etapas de produção é ilustrado pela figura 2. Esta exemplifica a fabricação de um molde para injeção de plástico, com a finalidade de produzir o corpo de uma furadeira manual.
Utiliza-se um software CAD para o design do produto, para geração e detalhamento do molde. Após as etapas de modelamento do produto, um sistema CAE será usado para