A importância de planejar uma negociação
O planejamento da negociação consiste na busca das informações necessárias ao processo, na formulação de um roteiro ou plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, objetivando prever os eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo.
Não obstante, a etapa do planejamento é muito trabalhosa e a menos excitante de todo o processo de negociação, muitos negociadores são tentados a relegá-las a um segundo plano, não dando a ela a importância devida.
Há dois aspectos básicos quanto ao planejamento na negociação: primeiro, que esta é, talvez, a etapa mais importante do processo; segundo, que a maioria dos negociadores não se prepara adequadamente para a negociação.
A resistência em realizar um planejamento formal decorre do receio de ser responsabilizado pelo plano elaborado, da idéia equivocada de que, em caso de insucesso, uma vez escrito o plano, este não pode ser mudado, bem como a dificuldade em articular e transcrever suas idéias.
COMO PLANEJAR UMA NEGOCIAÇÃO
Pode-se verificar a existência de vários pontos comuns para o processo de planejamento da negociação. Os procedimentos ou passos a serem seguidos durante o processo de planejamento da negociação podem ser agrupados em quatro etapas básicas, assim definidas:
1. Mapeamento da situação.
Levantar e listar as informações:
Com novas responsabilidades
Maior carga horária
Mais tarefas a cumprir
Maiores exigência
Empenho nos resultados, com dedicação total as metas
Capacitação acadêmica
Melhor visão e mais habilidade na resolução de problemas organizacionais
Necessidades de ter um encarregado motivado e satisfeito
Possibilidades financeiras por viver período do mercado financeiro
Lucratividade em alta
Identificar e priorizar as questões;
Necessidades financeiras do colaborador por um aumento salarial
Diminuição dos gastos empresariais
Recompensa justa ao empenho e capacitações do colaborador
2.