Contabilidade comercial
O conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução CFC N° 750/93, definiu os Princípios Contábeis aplicáveis Demonstrações Contábeis. São eles.
* O Principio da Entidade * Principio O da Continuidade
* O Principio da Oportunidade * O Principio do Registro pelo Valor Original
* O Principio da Atualiz. Monetária * O Principio da Competência
* O Principio da Prudência
PRINCIPIO DA ENTIDADE
O principio da Entidade, no qual todo contabilista deve se nortear para o exercício do seu trabalho, e os reconhecimentos dos bens, direitos e obrigações da empresa, sem influencias dos bens, direitos e obrigações dos proprietários. Ou seja, o patrimônio da empresa não se confunde com o do proprietário. Assim, quando o proprietário constitui sua empresa e investe sua poupança em dinheiro passa a ser da empresa e não do proprietário. Este princípio reconhece que á contabilidade existem e é mantida para a entidade ou Empresa, e deverá ser diferenciada do patrimônio do seu proprietário, não confundindo assim o patrimônio da empresa com o seu dono.
EXEMPLO:
João é dono da empresa X; ele não pode contabilizar pagamentos de sua residência a título de despesas na sua empresa, por que as entidades não se confundem.
PRINCIPIO DA CONTINUIDADE
Quando uma Empresa é constituída, não existe um período predeterminado para seu fechamento, ou seja, o período de atividade é determinado. Assim, a contabilidade deverá que a empresa que a empresa possui continuação e que uma situação patrimonial apresentada hoje pelo balanço patrimonial devera ser diferente daqui a um ano. A continuidade ou não da entidade, bem como a vida definida ou provável, deve ser considerado quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. O Princípio da continuidade em andamento que funcionará por um período indeterminado e que, na ocasião do levantamento do balanço patrimonial, as