Contabilidade geral
DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL (ESGTFGO39)
RESPONSÁVEL: GLORIA MARIETA DE ARAUJO BARBOSA
PÓLO: Santa Maria RS Escola Renascer
ALUNO: Heraldo José Fonseca Diniz
TEMA: Quantos e quais são os princípios fundamentais de contabilidade. Responda Explicando cada um deles, demonstrando a importância
TÍTULO: Os Princípios Fundamentais de Contabilidade
OBJETIVO:
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Diz respeito à Contabilidade no seu sentido mais amplo de Ciência Social, cujo objeto é o Patrimônio da Entidade.
JUSTIFICATIVA:
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade devem ser observados de maneira essencial no exercício da profissão contábil, pois, orientam a prática, são fundamenta dos nas NBC’s (NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE). Representam o conjunto de princípios e teorias relativas à Ciência da Contabilidade.
INTRODUÇÃO: Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são: I) o da Entidade;
II) o da Continuidade;
III) o da Oportunidade;
IV) o do Registro pelo valor original;
V) o da Atualização monetária;
VI) o da Competência e
VII) o da Prudência
.DESENVOLVIMENTO:
O Princípio da Entidade. O patrimônio da entidade não se confunde com o dos seus sócios ou acionistas, ou proprietário individual. Conclui-se, então, que o patrimônio da empresa ou instituição, para todos os Efeitos contábeis, tem vida autônoma das pessoas que a constituem ou que venha a ingressar.
O Princípio da Continuidade. Salvo exceções, a continuidade das atividades da empresa dá-se, presumivelmente, por tempo indefinido. Assim, pelo princípio da continuidade, a empresa deve ser considerada como um organismo em movimento constante e contínuo de produção venda compra, consumo, investimentos, etc.
O Princípio da Oportunidade é a base indispensável para que as informações sobre o patrimônio da entidade, referentes a determinado período, sejam de fato confiáveis.
O Princípio do Registro determina, essencialmente, que