Macroeconomica
São medidas adotas pelo governo para controle da economia, tendo como objetivo estabilizar e controlar os grandes agregados macroeconômicos, sendo assim, é dever do governo de zelar pelos interesses e bem estar da população.
A política macroeconômica depende do sistema econômico existente, das leis e das instituições do país e ela deve eliminar as flutuações, reduzir o desemprego, desenvolver um rápido crescimento econômico, melhorar a qualidade e o potencial produtivo e reduzir o poder monopolista das grandes empresas.
Os governos federais, estaduais, e municipais têm importante papel na economia de uma nação.
Existem funções do setor público que são destacadas em quatro áreas:
• REGULADORA: o Estado deve regular a atividade econômica através de leis e disposições administrativas. Sendo assim, é possível tornar possível o controle de alguns preços, monopólios e ações danosas ao direito do consumidor.
• PROVEDORA DE BENS E SERVIÇOS: deve proporcionar a população o acesso aos serviços essenciais e importantes,como por exemplo : educação, saúde, defesa, segurança, transporte e justiça.
• REDISTRIBUTIVA: através desta deve haver a distribuição de renda para a população e ou região. As políticas econômicas devem atingir e vir a beneficiar os mais necessitados da sociedade.A igualdade social deve ser uma prioridade a ser buscada pelos órgãos públicos.
• ESTABILIZADORA: os formuladores de políticas econômicos devem estar preocupados em estabilizar/controlar as taxas de inflação, taxa de desemprego e nível de produção, com o objetivo de beneficiar a população.
Para alcançar os objetivos do setor público de forma eficaz, o governo utiliza – se de um conjunto de políticas e instrumentos econômicos. Esses conjuntos estão divididos em grandes grupos:
POLITICA MONETÁRIA
A política monetária representa atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, com o propósito de se controlar a