POLITICAS MACROECONOMICAS
Políticas Macroeconómicas são políticas governamentais, utilizadas para atingir determinados fins.
Por isso este trabalho tem como objectivo demonstrar o que é política macroeconómica. Em que na primeira parte iremos ver a noção de política macroeconómica, depois na segunda parte quais são os objectivos que a mesma pretende atingir, explicados três dos mesmos que são estabilidades de preços, equilíbrio das contas públicas e equilíbrio externo, depois por na ultima parte apresentar os instrumentos postos a disposição do Governo para atingir os mesmos objectivos
I Parte: Noção da Política Macroeconómica
1: Conceito de Política Macroeconómica
Para entendermos o que significa política macroeconomia, necessariamente teremos que ter uma noção sobre a palavra Macroeconómica. A macroeconomia é o ramo da ciência económica que estuda o comportamento da economia como um todo, ou seja, na sua forma global como por exemplo a produção, o rendimento, a procura, o investimento, a poupança, o desemprego, as taxas de juro, as taxas de câmbio ou o nível geral de preços.
A política macroeconómica pode ser entendida como conjunto de medidas governamentais, utilizadas para atingir determinados objectivos ou metas, relacionados com a situação economia de um pais, uma região ou um conjunto de países.
Estás acções são aplicadas pelos agentes de política económica. Nacionalmente temos o Governo, o Banco Central e o Parlamento, e a nível internacional temos o FMI e Banco Mundial.
II Parte: Objectivos da Política Macroeconómica
2: Objectivos
Como vimos a política económica são medidas governamentais utilizadas para atingir certos objectivos, podendo essas políticas serem de longo prazo e curto prazo. Esses objectivos ou essas metas que a política económica pretende chegar são: Estabilidade de preços, pleno-emprego, equilíbrio das contas públicas, equilíbrio externo, elevar a produção e melhor distribuição de