politicas macroeconômicas
Refere-se ao conjunto de medidas adotadas pelo governo visando afetar agregados econômicos como:
Crescimento da Economia;
Inflação;
Taxa de Desemprego;
Distribuição de Renda.
Sendo que seu objetivo é acompanhar o desenvolvimento recente da economia, bem como elaborar e avaliar estratégias para o crescimento sustentável da economia, com pleno emprego, estabilidade dos preços e inclusão social. No entanto, para que o governo consiga atingir assas metas este detém de políticas macroeconômicas como: política fiscal, monetária e cambial.
A política monetária consiste na atuação do governo nas decisões sobre o volume da moeda na economia, tendo como objetivo controlar a oferta da moeda, assim cumprindo as metas de inflação, condição necessária para o crescimento sustentável em longo prazo. Existem dois tipos de políticas monetárias a ser adotadas pelo governo, restritiva e expansiva.
A política restritiva consiste na redução da liquidez do mercado para controlar a inflação, aumento do recolhimento compulsório, redução do prazo dos empréstimos e venda de títulos da dívida pública.
A política expansiva consiste no aumento da liquidez do mercado para aquecer a economia, diminuição do recolhimento compulsório, aumento do prazo nos empréstimos e compra de títulos da dívida pública.
A política cambial é formada pelos diversos agentes econômicos que compram e vedem moedas estrangeiras conforme suas necessidades. No entanto, é controle da cotação da moeda do país com a intenção de controlar a política aduaneira que é a área de livre comércio. Sendo o conjunto de ações e orientações ao dispor do Estado destinado a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de cambio do controle das operações cambiais. A descida das taxas de câmbio torna a moeda nacional mais barata face das restantes, a desvalorização da moeda tem efeito benéfico sobre as exportações que tornam mais competitivas