politica macroeconomica
Produto agregado
É a união de vários produtos ou serviços distintos que formam um produto final para atender as necessidades e aspirações da população. Quanto maiores os níveis de produção e maiores suas taxas de crescimento maior a satisfação social. Gerar um produto agregado que esteja próximo a plena capacidade econômica.
Emprego
Diretamente ligado ao fator trabalho, outro objetivo macroeconômico é diminuir as taxas de desemprego. O que determina a taxa de desemprego é a distancia entre a força de trabalho empregada e os índices das faixas etárias prontas para as atividades produtivas. O desemprego voluntario não é preocupante para desempenho da economia, pois na maior parte são preferências individuais.O objetivo é a redução do desemprego involuntário que são os que permanecem desempregados mesmo procurando oportunidades e aceitando as remunerações vigentes. Há também o desemprego cíclico, como ocorre nas entressafras nas áreas rurais onde o desemprego e temporário.
O desemprego estrutural está diretamente relacionado com a economia, pois é causado pelas variações econômicas e o desajuste entre a oferta e a procura pelo fator trabalho. Um exemplo, é quando devido a implantação de tecnologias avançadas ocorre a substituição da mão de obra. A massa de trabalhadores que por certos períodos se encontra desempregada, mudando de ocupação e a procura de melhores oportunidades se enquadra no desemprego friccional.
Reduzir estes tipos de desemprego é o objetivo mais importante da política macroeconômica. Alem de manter e reduzir as taxas de desemprego, o objetivo macroeconômico é buscar ampliar as oportunidades de emprego para absorver os novos contingentes sem baixa na renumeração.
Preço
A manutenção dos preços estáveis é o terceiro objetivo macroeconômico.
Quando ocorrem grandes variações nos preços é sinal de alguma coisa não vai bem com o desempenho econômico. A inflação e uma categoria