A importância das metaferramentas para a Gestão da Qualidade
Módulo: Módulo 4 - Metaferramentas
Fórum: Atividade Individual
Título: A importância das metaferramentas para a Gestão da Qualidade
Aluno: SHOLIVEIRAS
Disciplina: Gestão da Qualidade em Projetos Públicos
Turma: GESPUB – RJ01
Introdução
A busca pela qualidade não é algo recente. Ela existe desde os primórdios, onde todos os bens eram produzidos individualmente por artesãos e tem se expandido cada dia mais com a industrialização, onde muito mais pessoas passaram a se envolver no processo produtivo, gerando maiores perdas e dificuldades no controle.
Desde então, diversos gurus e acadêmicos tem investido grandes esforço na implementação de novas técnicas, modelos e ferramentas para a gestão da qualidade.
Como as organizações são formadas por pessoas, processos e projetos, a preocupação com a qualidade também afeta diretamente os projetos. É neste ponto que este trabalho se propõe a apresentar como as metaferramentas podem contribuir como fator de sucesso para os projetos, sendo eles tanto em organizações públicas, como privadas.
Importância das metaferramentas para a gestão da qualidade em projetos
Em tempo de forte cobrança por resultados e transparência (tanto no setor público como no privado), mostra-se cada vez mais necessário que os projetos sejam entregues dentro das suas especificações de custo, prazo e escopo e que estes atendam às necessidades para as quais foram criados.
Não precisamos procurar muito para encontrar casos de fracasso em projetos públicos, basta assistir a algum telejornal onde é possível ver obras de estádios atrasados, rodovias que não foram entregues, hidrelétricas que estão totalmente fora do orçamento e prazo.
Segundo estudo publicado pelo Standish Group em 1995, apenas 16.2% dos projetos são completados com sucesso, ou seja, dentro do prazo, custo e atendendo plenamente aos requisitos programados.
52.7% terminam fora do prazo, custo e entregando o escopo incompleto e 31% dos